FOTO olerículas

TEMPO ARRASADOR

Na cidade de Santa Maria, na região Central do Rio Grande do Sul, os produtores de alface tiveram perdas que chegam a 80% da produção em decorrência das fortes chuvas registradas na última semana, com enxurradas e alagamentos das áreas mais baixas, é o que aponta o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

No município de Feliz, onde o plantio do pepino em ambiente protegido se ampliou devido à boa remuneração da safra anterior (tanto o pepino conserva quanto o salada), a cultura encontra-se em fase de desenvolvimento e pré-colheita. De acordo com a Emater, o excesso de chuva da última quinzena obrigou os produtores a aumentarem os tratamentos fitossanitários para a cultura. Em Alto Feliz, os agricultores também registraram dificuldades associadas ao clima, que prejudicam o trabalho de manejo e o desenvolvimento da cultura, com surgimento de doenças fúngicas.

Em Linha Nova, no Vale do Caí, ocorreram fortes chuvas, ventos e queda de granizo em algumas localidades na última quinzena. Em função das condições meteorológicas adversas, as plantas sofreram danos que prejudicaram principalmente a parte vegetativa da couve-flor e brócolis. Nas áreas em que ocorreu queda de granizo, os danos apareceram nas folhas e inflorescências, com incidência de manchas escuras. Mas apesar desses fatores adversos, os técnicos da Emater relatam que na última semana muitas lavouras já começaram a se recuperar, com a retomada nos cronogramas de plantio e tratos culturais.

Fonte: Emater



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.