TECNOLOGIA-E-AGRICULTURA-WE

STARUP PROMOVE MELHORIA NO CAMPO

Não é apenas no maquinário ou nos compostos químicos que o uso da tecnologia cresce no campo. Formas refinadas de comunicação digital, como o conceito de big data, que trata da análise e interpretação de grandes volumes de dados com muita variedade, já fazem parte da realidade de produtores rurais.

Prova disso é o trabalho da AgrusData, startup que integra o inovabra habitat, ecossistema criado pelo Bradesco para promover coinovação e gerar negócios de alto impacto. Com foco no agro digital, a startup se especializou na implantação de infraestrutura e sistemas de integração no agronegócio.

“A agricultura precisa de uma ferramenta capaz de antecipar eventos para que o produtor possa mitigar riscos e reduzir custos”, explica Herlon Oliveira, CEO da AgrusData.

“Acreditamos que os dados, aliados ao conhecimento do agrônomo e experiência do agricultor sobre sua fazenda, podem ajudar a aumentar a produtividade”.

Do ponto de vista do big data, quanto maior a quantidade de dados coletada nas propriedades, melhor será o modelo desenvolvido. A redução de custo com o uso da agricultura digital surge a partir da criação e treinamento de fórmulas específicas para as áreas de plantação e a sugestão de correções e melhorias..

“Ao processar essas informações, conseguimos construir um calendário de janelas com as melhores horas para o manejo da produção de grãos”, complementa o CEO, ressaltando a importância dos algoritmos, que são codificados e treinados para identificar padrões em dados e imagens – extraindo as informações que serão a base da nova produção no campo.

Questionado sobre a entrada da AgrusData no inovabra habitat, Herlon afirma que uma das principais vantagens foi o contato com outras startups, o que possibilitou, por exemplo, uma parceria com uma empresa da área de telecomunicações.

“Algo vital para o atendimento que oferecemos aos nossos clientes, que estão em áreas remotas do Brasil”, diz ele.

A big data, tecnologia usada pela AgrusData, é um dos eixos do inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco. Os demais pilares tecnológicos do local são API, blockchain, inteligência artificial, computação imersiva e internet das coisas (IoT).

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.