milho-665x407

SAFRA RECORDE DE GRÃOS

Depois de aumentar sua previsão de safra para 204,5 milhões de toneladas em junho, a Companhia Nacional de Abastecimento divulgou nesta quinta-feira (9) novo ajuste. O volume de grãos previsto para 2014/15 subiu para 206,3 milhões de toneladas, como consequência principalmente do clima favorável ao milho de inverno.

Trata-se de aumento de 6% sobre os 195,47 milhões de toneladas aferidos em 2013/14. Este é o décimo levantamento, antepenúltimo ao relatório final, que vai sair em setembro.

O aumento de 1,8 milhão de toneladas é atribuído ao ganho de produtividade do milho em estados líderes na cultura, como Mato Grosso e Paraná. Segundo a Conab, a safra de inverno, cuja colheita se aproxima de 20% da área plantada e vem sendo interrompida pelas chuvas, deve chegar a a 51,6 milhões de toneladas, com ganho de 7% sobre 2014.

A safra de soja foi estimada em 96,2 milhões de toneladas, com 11,7% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

Nota da Conab informa que os dados foram atualizados entre os dias 22 e 26 de maio, com informações de área plantada, produção e produtividade média estimadas, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, além de evolução da colheita e outras variáveis.

Mais lavouras

A maior parte da expansão da produção é atribuída à produtividade, mas também houve aumento na área plantada com grãos. As principais culturas ocupam extensão 1% maior que em 2013/14, um aumento de 457,7 mil hectares.

A da soja teve crescimento de 5,8% ou 1,7 milhão de hectares e o milho de inverno de 3,3% ou 299,4 mil ha, conforme a Conab.

- A área total da soja é de 31,9 milhões de hectares e a do milho segunda safra, 9,5 milhões de ha – informa a estatal.

Reajuste geral

A Conab elevou previsão para produção de milho de inverno, trigo e soja, num reajuste geral que permitiu redução de 1,85% no volume do milho de verão sem queda no volume final da safra de grãos.

No milho de inverno, entre a previsão de junho e a divulgada nesta quinta-feira (9), houve incremento de 4,39%. O cereal passa para 51,55 milhões de toneladas na estação fria do ano. É a primeira vez que rompe a barreira das 50 milhões de toneladas.

O incremento na soja — cuja colheita foi encerrada há cerca de dois meses — foi de 0,19%, para 96,22 milhões de toneladas. No trigo, com previsão 3,7% maior, a colheita tende a alcançar 7 milhões de toneladas.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.