café-1

SAFRA RECORDE DE CAFÉ GARANTE BONS RESULTADOS

Apesar do recuo nos preços observados em 2018, o Brasil registrou números positivos com o comércio externo de café. No último ano, as exportações totais cresceram 13,7%, com o embarque de 35,15 milhões de sacas de 60kg. Com esse resultado, a média mensal dos embarques chegou a 2,92 milhões de sacas durante o ano passado, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC).

O desempenho das vendas foi ainda maior considerando os últimos três meses de 2018, quando a média mensal dos embarques foi de 3,81 milhões de sacas.

De acordo com a OIC, o desempenho positivo do último ano é resultado da safra recorde de 2018, a qual foi de 6l,66 milhões de sacas de 60kg, conjugada com a questão da depreciação da moeda brasileira, em relação ao dólar norte-americano, fatores que somados tornaram as exportações do País mais competitivas.

Além disso, a safra brasileira também ocorreu em um ano de bienalidade alta dos cafés arábicas, fenômeno fisiológico da planta que alterna maior produção numa safra com menor na seguinte.

Com isso, segundo relatório da OIC, as exportações de cafés arábicas somaram 30,86 milhões de sacas e as de cafés robusta 4,29 milhões de sacas, totalizando 35,15 milhões de sacas, com uma média mensal de 2,92 milhões de sacas de 60kg.

Fonte: DATAGRO



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.