ginetes-web

ROTINA DE ATLETA

Pergunte a qualquer ginete que já levou o Freio de Ouro para casa o quê é fundamental para vencer no campo de provas em Esteio e a resposta será a mesma: humildade e empenho. A afirmativa é autêntica, mas é só meia verdade. A receita também exige preparo físico, habilidade, disciplina, treinos diários, capacidade de improviso e o aquilo que os campeões têm: um pouco de sorte.

Assim como os animais que disputam o título mais importante da raça crioula, a rotina dos ginetes nas semanas que antecedem as provas é semelhante à de atletas de alto rendimento. Treino duas vezes por dia, exercícios para melhorar o condicionamento muscular do animal e preocupação em aperfeiçoar os detalhes de cada movimento do cavalo.

O afeto com a montaria é perceptível, mas a relação é essencialmente profissional. Um mesmo ginete pode competir com diferentes animais de donos distintos, e é dever dele garantir que todos cheguem com as mesmas chances.

A maioria dos animais é enviada a centros de treinamentos com cerca de dois anos e meio de vida, depois da doma (processo que o amansa e deixa apto a ser treinado). Lá, são avaliados entre 30 e 60 dias para identificar se têm chances de disputar o título. A partir daí, são meses de trabalho, com ensinamentos e repetições de movimentos até absorverem comandos mais complexos.



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.