ferrugem-dois-web

REGISTRADO PRIMEIRO FOCO DE FERRUGEM DA SOJA NA SAFRA 2019/20

O Consórcio Antiferrugam acaba de registrar o primeiro foco da ferrugem-asiática da soja em lavoura comercial, na safra 2019/20, em Ubiratã (Paraná). O foco foi registrado pelo agrônomo Leandro Gervazio Mori, da Cooperativa Coagru.

Para debater os desafios do manejo da ferrugem-asiática da soja, durante a safra, a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, participa da Séries Webinar neste dia 5 de dezembro, das 14h às 15h. O evento é gratuito e para participar basta se inscrever pela Plataforma Sympla: www.sympla.com.br/webinar—manejo-da-ferrugem-da-soja__723979

O site do Consórcio irá registrar as ocorrências da doença durante a safra e tem mostrando ainda a presença de soja voluntária com ferrugem em várias regiões produtoras, indicando a presença do fungo.

“E é importante manter a lavoura protegida, uma vez que a eficiência curativa dos fungicidas atualmente disponíveis é baixa”, alerta Cláudia Godoy.

A pesquisadora orienta os produtores a consultarem os resultados de eficiência dos fungicidas para o controle da ferrugem e utilizar os multissítios para aumentar a eficiência de controle. Consulte a publicação: Eficiência de fungicidas para o controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, na safra 2018/2019: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos.

Sobre a doença – A ferrugem-asiática da soja é a principal doença na cultura da soja e possui um custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra no Brasil. Entre as principais estratégias de manejo da doença estão: o vazio sanitário, a utilização de cultivares precoces e a semeadura no início da época recomendada, o uso de cultivares com genes de resistência e o uso de fungicidas.

“Os produtores e técnicos que encontrarem ferrugem nas lavouras podem auxiliar a divulgar a informação, levando as folhas para as cooperativas e outros membros Consórcio Antiferrugem para atualizar o site do Consórcio Antiferrugem”, diz.

SERVIÇO
Séries Webinar: Desafios do manejo da ferrugem da soja
Palestrante: Cláudia Godoy, pesquisadora da Embrapa Soja
Dia 05 de dezembro, das 14 às 15h
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/webinar—manejo-da-ferrugem-da-soja__723979

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.