chuva-webbb

PREVISÃO DE CHUVAS PARA A SEMANA

Depois de um final de semana com registros de chuvas em várias regiões do Brasil, desde o Sul até o Matopiba, a segunda-feira será novamente marcada pelas chuvas apenas na forma de pancadas. Áreas de instabilidade continuam sendo observadas em quase todo o Brasil, o que poderá proporcionar a ocorrência dessas pancadas.

Mas como vem ocorrendo até então, essas chuvas serão, mais uma vez, irregulares. O que poderá manter as condições de algumas lavouras ainda bastante criticas, devido a baixa disponibilidade hidrica dos solos, principalmente nas localidades mais ao norte do País.

A partir de amanhã um novo sistema meteorológica estará se formando no Sul do Rio Grande do Sul, onde irá provocar chuvas torrenciais sobre toda a faixa de fronteira com o Uruguai. E esse sistema irá avançar sobre as demais localidades do Estado, deixando o tempo bastante instável ao longo da semana. Há previsões para chuvas também em Santa Catarina e Paraná, bem como na faixa leste e sul de São Paulo.

No Centro-oeste e no Matopiba a semana será marcada pela chuvas apenas na forma de pancadas muito localizadas. Mantendo as condições desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como a finalização do plantio.

Chuvas agora, estão sendo previstas apenas para a última semana de dezembro e mesmo assim, irregulares. Tudo por conta de vórtice ciclonico que está ganhando força na altura do Nordeste e que estará impedindo que as frentes frias consigam avançar pelo interior do Brasil.

Portanto, o que se observará nesses últimos dias do ano será o mesmo padrão que vem sendo observado ao longo de todo esse segundo semestre de 2015. Chuvas mais concentradas no Sul e muito irregularidade no regime de chuvas no restante do Brasil, com uma ou outra região um pouco mais beneficiada.

Fonte: Somar Meteorologia



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.