Prejuízo no Campo

PREJUÍZO NO CAMPO APÓS TEMPORAIS

Oitocentas toneladas do cultivo de caqui na região foram perdidas. Em um pomar, uma das lavouras ficou completamente destruída. Na área urbana, moradores enfrentaram prejuízos.

Granizo que atingiu a serra gaúcha gera prejuízo para agricultores

O prejuízo dos produtores rurais com as chuvas e granizo que atingiram o Rio Grande do Sul no fim de semana é de R$ 3,7 milhões, conforme a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O granizo atingiu pelo menos quatro municípios da serra gaúcha, o que provocou estragos tanto na cidade quanto no campo no último sábado (13).

Os pomares de caqui registraram os maiores danos. Conforme a Emater, foram 800 toneladas perdidas. Na propriedade de Carlos Scariot foi possível ver os danos que as pedras de gelo causaram nas frutas. Uma das lavouras ficou completamente destruída.

“A sorte é que tenho outra, que pegou menos”, lamenta o agricultor.

Para esta terça-feira (16), a previsão é de mais chuvas, conforme alerta da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Estragos na cidade

Dois dias depois do temporal, ainda tinha gelo acumulado em alguns bairros nesta segunda-feira (15). Um posto de saúde ficou fechado. Mais de 80 pontos da cidade tiveram quedas de árvores e galhos. A Defesa Civil atualizou para 523 o número de casas danificadas.

Uma árvore caiu sobre uma casa. Conforme a moradora do local, a aposentada Glória Petry, o computador e o eletrodoméstico foram destruídos pela queda do forro.

Um muro caiu sobre os veículos de uma revenda de carro, causando danos em seis veículos. Nas oficinas, o movimento foi intenso de proprietários buscando reparos após estragos nos carros. Uma delas chegou a receber 70 veículos para conserto.

O aposentado Walter Almeida teve um prejuízo de R$ 1,5 mil. Ele estava dirigindo bem na hora da chuva de granizo.

“As pedras batiam no vidro que parecia quando a gente quebra uma pedra de gelo com martelo. Agora vamos consertar, né? Não tem o que fazer”, lamenta.

Fonte: G1



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.