Touro-2-665x407

MERCADO DE SÊMEN BOVINO ELEVA VENDAS EM 4%

A reestruturação das pecuárias de corte e leite tem exigido investimentos para ampliar o rebanho nacional. Diante disso, o mercado de sêmen está bastante aquecido, tanto quanto a cotação da arroba. No ano passado, 3,87 milhões de doses de sêmen de Angus foram comercializadas, raça que mais vendeu entre espécies bovina, bubalina e zebuína. O cenário não é novidade, pois o feito já tinha ocorrido em 2013, quando 3,4 milhões de doses ganharam o mercado brasileiro. Na época, o segmento foi impulsionado pelos cruzamentos angus e zebuínos e pelo interesse dos produtores em participar do Programa Carne Angus Certificado.

O mercado geral de sêmen no Brasil cresceu 4,49% em 2014 em comparação a 2013. O movimento total foi de 13,6 milhões de doses no ano passado e pouco mais de 13 milhões de doses dois anos atrás. Uma série de mudanças positivas na pecuária nacional explica esse momento. Há 10 anos aumentou a busca pela carcaça de qualidade, a partir das exigências de padronização imposta pelos frigoríficos. Além disso, modernas tecnologias estão disponíveis, o que contribui na relação custo/benefício.

Segmentação

São 59% do mercado brasileiro de sêmen  que está voltado para o gado de corte, enquanto o restante (41%) está na pecuária de leite. o produto é utilizado para impulsionar o setor, levando em consideração inclusive as condições climáticas.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.