ARROZ-BRANCO-WEB

INOVAÇÃO DITA COLHEITA DO ARROZ

A 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorrerá de 18 a 20 de fevereiro no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, no Rio Grande do Sul, terá a discussão sobre tecnologias e inovações para o setor, além do debate sobre temas importantes para a cadeia produtiva, como principais assuntos.

O evento, considerado o maior da América Latina no setor, espera reunir pelo menos dez mil pessoas nos três dias. Um dos pontos altos será a audiência pública do Senado Federal, na tarde de sexta-feira, dia 19 de fevereiro, que tem a proposta de debater e criar ambiente positivo para a implantação definitiva de lei nacional com objetivo de eliminar a guerra fiscal entre os estados que vem interferindo na renda do campo e privilegiando o produto importado.

O presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz do Mapa e da Comissão do Arroz da FARSUL, Francisco Schardong, define o setor arrozeiro como a cultura mais politizada no Brasil.

- A Câmara Setorial Nacional do Arroz terá uma reunião, em que haverá, inclusive, um painel sobre custos de produção da safra, desenvolvido pelas assessorias econômicas de FARSUL e Irga – anuncia.

Ele também comenta sobre a Audiência Pública,

- A audiência será acerca da guerra fiscal entre estados que tem maltratado o arroz gaúcho. O objetivo é fazer uma legislação nacional. O primo pobre da cesta básica estará recebendo de braços abertos – comenta.

Segundo o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, o objetivo é mostrar a grandeza da lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul e a Fronteira Oeste vem se destacando na produção brasileira do grão.

- Queremos mostrar a verdadeira grandeza que é a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul. A maior lavoura fora do Continente Asiático – salienta.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz vai proporcionar aos participantes a oportunidade da troca de informações a fim de qualificar as decisões dos produtores rurais para maiores produtividades em suas lavouras, bem como posturas mercadológicas mais profissionais e adequadas para o momento, viabilizando opções de mercado em termos de fornecedores de crédito, insumos e de toda gama de serviços e produtos necessários para viabilizar a atividade agrícola, não somente o arroz.

A ideia também é criar ambiente para difusão de novas tecnologias de produção, especialmente nas vitrines tecnológicas, troca de experiências entre produtores rurais, instituições de ensino e principalmente  marcar o início simbólico da colheita do arroz, através da solenidade de Abertura Oficial, ocasião em que é ressaltada a importância deste cereal para a economia gaúcha e alimentação do povo brasileiro e também do mundo.

Oficinas do SENAR/RS na 26ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz

Com foco na produção arrozeira, as oficinas irão apresentar parte dos cursos de capacitação desenvolvidos pelo SENAR-RS em parceria com os Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Estado. Este ano serão oferecidas três oficinas: Máquinas, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Foco Motivacional, todas conduzidas por técnicos da instituição. A primeira irá abordar a regulagem e manutenção das colheitadeiras utilizadas na produção do grão, orientando o produtor a fim de diminuir as perdas na lavoura. O painel, que ocorre as 9h, 11h30, 14h, e 16h30 será dividido em uma parte técnica, para introdução das informações, e prática, com a utilização de uma máquina para ilustrar as regulagens explicadas, como sistema de corte e sistema de trilha.

A oficina do CAR irá explicar como o produtor pode fazer seu cadastramento a partir do software desenvolvido pelo Governo Federal, que está à disposição para baixar pelo site www.car.com.br. O visitante também será orientado sobre as recentes especificações decretadas pelo Estado a respeito dos Biomas Pampa e Mata Atlântica.

Já a oficina de Gestão com Foco Motivacional irá tratar das ferramentas de gestão e liderança no campo. Entre os pontos apresentados estão o planejamento, o trabalho em equipe e a condução geral da propriedade rural. A atividade ocorrerá nos horários 10h30, 15h, e 17h30.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma oportunidade para reforçar o contato da instituição com o produtor gaúcho.

- Trata-se de uma das principais culturas do Estado, que pode avançar muito mais através do conhecimento técnico e do desenvolvimento social. Em vista disso, assumimos o compromisso de atingir o maior número possível de produtores através de nossas ferramentas de capacitação. Estar presente em eventos como este colabora para alcançarmos tal objetivo – afirmou.

Fonte: Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.