Geada

GEADAS X SOJA ARGENTINA

A Bolsa de Cereais e Produtos de Bahía Blanca realizou uma análise do impacto que as geadas do último dia 26 de fevereiro tiveram sobre amplas zonas de sua área de influência, no sudoeste e parte do sudeste de Buenos Aires, na Argentina. As geadas também geraram danos em setores de La Pampa.

Na soja, podem ser observados danos sobre a superfície foliar, aborto de flores em lotes de segunda etapa e perdas de vagens nos cultivares mais avançados.

O dano mais importante foi registrado nos partidos de Trenque Lauquen, Pellegrini, Salliqueló e Tres Lomas, na zona norte de sua área de influência com mais porcentagem de soja de segunda etapa.

Quanto à zona centro, “apesar de registrar uma menos proporção de cultivos de segunda etapa, a seca agravou o efeito das temperaturas abaixo de zero”.

Os partidos de Coronel Pringles, Coronel Suárez e Saavedra foram os mais castigados.

Segundo o boletim, a zona sul foi a menos afetada. Ali, os partidos com maiores danos foram Atreucó (La Pampa) por concentrar mais superfície de soja e Tornquist por conta das particularidades próprias do relevo.

Fonte: Noticias Agrícolas



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.