FRANGO-WEBBBB

FRANGO MENOS CONSUMIDO

O criador Velmir Francisco Valente nunca viu o aviário passar tanto tempo vazio. Ele é um produtor integrado – recebe as aves e a ração da cooperativa e fica responsável por engordar o frango. Ele entregou o último lote para abate há nove dias. Agora ele está no chamado ‘intervalo’, esperando a cooperativa trazer os novos pintainhos, que já deveriam ter chegado. Como o consumo de frango caiu, a cooperativa aumentou o intervalo entre a entrega de um lote de frango e a chegada de outro, para compensar.

- Era de sete a oito dias que você alojava. Hoje, 11 a 12 dias, depende de como é que vai o mercado. E esses dias que você perde hoje, no ano vai dar 18 dias. Então você vai perder meio lote de frango – afirma Velmir.

Meio lote para quatro galpões como os do Velmir, com capacidade para abrigar 15 mil frangos cada, significa um prejuízo de quase R$ 40 mil por ano para o produtor.

- E quanto mais aumenta [o intervalo], pior fica para o produtor – diz ele.

O resultado no campo é reflexo do que está acontecendo na outra ponta dessa cadeia. A carne de frango, que teve um ótimo desempenho no mercado interno nos últimos anos, vive o seu momento de crise. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Proteína Animal mostrou que o brasileiro tá comendo menos frango. No ano passado cada pessoa consumiu, em média, 43 quilos da carne. A estimativa é para que em 2016 esse número caia para 41 quilos. O que também afetou o setor, como explica o presidente da Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (AAVIOPAR), Luiz Ari Beranart, foi o custo da produção – a ração de milho chegou a dobrar o preço.

- A alta que teve o milho, a alta que teve a soja, e agora o câmbio baixou muito. E esse câmbio tá afetando na lucratividade que as empresas teriam para manter a atividade. E com isso, eles estão transferindo isso para o produtor – afirma Luiz.

Fonte: G1 – Globo Rural

 



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.