Fockink_sede

FOCKINK NO MT

A pujante Sorriso/MT – a capital brasileira do Agronegócio foi a cidade escolhida pela Fockink para receber a primeira unidade de negócios da empresa fora da sede em Panambi/RS.

“É o posicionamento estratégico da Fockink, já temos presença na área por mais de 30 anos, onde temos grandes produtores que são grandes players e têm produtos da Fockink em diversos segmentos: irrigação, fotovoltaica, termometria, aeração, painéis elétricos e instalações elétricas. Então era importantíssimo que a Fockink tomasse essa decisão e viesse com a sua presença de extensão de fábrica para mais próximo do cliente” – ressalta o presidente da Fockink, George Washington Vital da Silva. 

Para comemorar a atuação ainda mais forte da Fockink no Mato Grosso, no dia 17 de novembro, amigos e convidados foram recepcionados na nova casa da indústria em Sorriso. Políticos e autoridades estiveram presentes.

“A tecnologia da Fockink aliada a força do homem do campo faz com que todo mundo tenha a garantia do alimento na mesa” – reforça o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Com a aliança estratégica com um grande grupo empresarial da região – o Grupo Guimarães, a nova unidade de negócios da Fockink em Sorriso está localizada na Avenida Perimetral Sudeste, as margens da BR 163.

“É uma grande parceira. Quando você fala o nome Fockink todos respeitam muito, é um nome muito forte no mercado e quando a gente junta duas marcas consolidadas, fica melhor ainda” – destaca o presidente do Grupo Guimarães que já atua há 40 anos no Mato Grosso, Orcival Guimarães. 

Estar no principal estado agrícola do Brasil significa estar ainda mais próximo do produtor rural.

“A quantidade de profissionais trabalhando aumentou, a quantidade de peças e o atendimento ficaram melhores, então eu estou bem contente e bem satisfeito com que a Fockink está fazendo para nós do estado do Mato Grosso” – elogia o agricultor, Jorge Paulo Pahim.

“É uma loja para aproximar o agricultor da fábrica. O produtor procura um bom equipamento e também procura uma boa assistência” – reitera o agricultor, Marcos Tomazetti.

“A agricultura já é muito dinâmica e a agricultura irrigada é mais dinâmica ainda. Por isso, para nós o tempo vale muito dinheiro e a indústria estando aqui eu acredito que nos proporciona uma resposta muito mais rápida” – avalia o agricultor, Hernandes Piccoli.

“A importância da Fockink para a SLC Agrícola é de uma aproximação da matriz para toda essa questão de StartApps de obras, de automação dos armazéns, da parte de termometria, nos dar esse apoio e sentir a indústria presente no ambiente do Centro-Oeste” – ressalta o coordenador regional agroindustrial da SLC Agrícola, Gustavo Roehrs Arrial.

Com a extensão da fábrica de Panambi/RS até Sorriso/MT, muitos agricultores que ainda não estavam seguros em apostar no sistema de irrigação, passam a ter um suporte importante para dar esse passo rumo ao aumento de produtividade e rentabilidade nas lavouras.

“Na nossa região tem três a quatro anos que a chuva está ficando mais tardia, muito escassa e tendo uma parceria com a Fockink muda o cenário e incentiva a gente começar com a irrigação” – revela o agricultor, Filemon Malaquias da Silveira Filho.

Agora no Mato Grosso, a Fockink escreve mais um capítulo da sua trajetória de mais de sete décadas.

“Para entender as demandas e as necessidades do campo e desenvolver em conjunto com os clientes uma parceria em termos de novas tecnologias” – projeta o gerente comercial de irrigação e energia fotovoltaica da Fockink, Juan Latorre.

“Agora estamos mais presentes, estamos dentro da porteira da fazenda, porque as tecnologias em geral com as colheitadeiras evoluíram, então a velocidade e a necessidade de estar próximo ao agricultor é cada vez maior e foi isso que nos trouxe para Sorriso” – acrescenta o gerente comercial de sistemas elétricos e termometria da Fockink, Marino Calgaro.

 Na cerimônia de inauguração, a Fockink confirma um novo posicionamento e maior proximidade com o cliente.


Na cerimônia de inauguração, a Fockink confirma um novo posicionamento e maior proximidade com o cliente.

 

FOCKINK PRESENTE NO CAMPO E NA INDÚSTRIA

Sistema de irrigação, energia fotovoltaica e soluções de controle de grãos com maior susporte e agilidade

No maior estado agrícola do País o campo evolui na velocidade de um Brasil em desenvolvimento. Sorriso é o maior produtor individual de soja do mundo e por aqui tecnologia é uma exigência. Na fazenda da família Vigolo, a Fockink está presente desde a termometria e aeração para garantir a qualidade do grão armazenado, passando pela energia fotovoltaica que veio para reduzir os custos da conta de luz e contribuir com uma produção sustentável até chegar nos pivôs que irrigam 1.150 dos 1.640 hectares cultivados.

“Um equipamento fácil de mexer e com muita tecnologia. Ajuda a produzir mais e melhor” – reitera o agricultor, Wesley Vigolo.

Na fazenda da família Vigolo, a Fockink está presente na termometria e aeração, energia fotovoltaica e sistema de irrigação.

Na fazenda da família Vigolo, a Fockink está presente na termometria e aeração, energia fotovoltaica e sistema de irrigação.

 

Por estes lados, campo e indústria caminham juntos. Um dos maiores players de processamento de milho para produção de etanol da América Latina – a Inpasa tem duas fábricas na região – em Sinop e Nova Mutum. Juntas vão processar em 2021, 3,2 milhões de toneladas de milho. A indústria transforma a matriz energética da região Centro-Oeste do estado – o milho que antes era exportado em grão agora vira etanol e proteína animal. Para manter a qualidade do cereal que está nestes armazéns com capacidade estática de 1,4 milhão de toneladas, a Inpasa está equipada com o Sistema de Termometria e Aeração Fockink.

“Confiabilidade na informação, acredito que é o principal ponto; uma engenharia que faz um dimensionamento na parte da aeração coerente, correto e preciso; e um ponto cada dia mais importante: a facilidade de acessar a informação. Esse dinamismo com a informação: coletar a informação, cruzar os dados e automatizar o processo, essa facilidade é o que diferencia em pequenos volumes e em alta escala de volume armazenado, isso potencializa a necessidade. Esses são os diferenciais dos equipamentos e da tecnologia, do relacionamento comercial que a Fockink tem com a Inpasa e é o que a gente valoriza” – analisa o diretor comercial da Inpasa, Flávio Peruzo Pires Gonçalves.

Um dos maiores players de processamento de milho para produção de etanol da América Latina - a Inpasa está equipada com sistema de termometria e aeração da Fockink.

Um dos maiores players de processamento de milho para produção de etanol da América Latina – a Inpasa está equipada com sistema de termometria e aeração da Fockink.

 

E com a indústria na porteira da fazenda, o valor agregado ao milho muda a forma de produção na lavoura – o sistema de irrigação se torna ainda mais rentável, afinal o ganho de produtividade é num cereal que agora está mais valorizado. E por falar em irrigação, os pivôs são aliados do agricultor, Cesar Possamai, há mais de 20 anos – são 11 equipamentos Fockink para garantir que a água não vai falta nos períodos de estiagem. A área cultivada é de 9.000 hectares.

“A irrigação é muito importante. É uma segurança de que esta segunda, terceira safra vai tirar com toda a tranquilidade com relação a chuvas. É uma ferramenta a mais, sem dúvida, é como se tivesse um pedaço de lavoura a mais na propriedade” – considera o produtor rural.

Além do Sistema de Irrigação Fockink, Possamai instalou uma usina fotovoltaica para abastecer a estrutura de armazenagem. Um investimento que ajuda o meio ambiente e alivia o bolso do agricultor na hora de pagar a conta de energia elétrica.

“O sistema fotovoltaico é muito importante, ele acaba cobrindo bastante os custos de energia. A gente consome muita energia, por termos o armazém com praticamente movimento o ano interior, entre safra e safrinha, embarques, refrigeração. A fotovoltaica veio para ajudar neste ponto para baratear nossos custos” – complementa.

“Tudo que é de fábrica direto para o agricultor é melhor: o atendimento, a rapidez em reposição, manutenção, a mão de obra é mais qualificada. Então eu acredito que seja espetacular, que nós teremos um grande retorno com a Fockink em Sorriso”. 

“Tudo que é de fábrica direto para o agricultor é melhor: o atendimento, a rapidez em reposição, manutenção, a mão de obra é mais qualificada. Então eu acredito que seja espetacular, que nós teremos um grande retorno com a Fockink em Sorriso” – declara Possamai.

 

Ciente desta potência agrícola que é o Mato Grosso, a Fockink trouxe a fábrica para perto do campo. Sorriso conta agora com a primeira Unidade de Negócios da Fockink fora da sede em Panambi, no Rio Grande do Sul. Encurtar esta distância significa disponibilidade de um estoque de peças e equipamentos com preços de fábrica e uma assistência técnica treinada pela indústria com profissionais capacitados para atender as necessidades do cliente. O time Fockink está pronto para entrar em campo e contribuir com soluções tecnológicas para tornar o Agro ainda mais eficiente.

“Fica muito mais fácil para que nós possamos oferecer, não só modernizações em pivôs que temos aqui com mais de 20 anos de idade, que podem ser modernizados dentro das tecnologias da Fockink, que são patenteadas, é uma empresa 100% brasileira, onde podemos trazer o alinhamento contínuo, tem o lançamento este ano do pivô Max 12 – de 12 polegadas com altas lâminas de irrigação, bem como, novos sistemas de termometria digital” – avalia o presidente da Fockink, George Washington Vital da Silva.

“Com a Unidade de Negócios da Fockink em Sorriso, para a Inpasa significa ficar tranquilo na solução rápida do problema – qualquer hora que a gente ganha é importantíssimo. Isso é essencial para nós que temos uma alta concentração de equipamentos da Fockink. O pós-venda com dinamismo: atender a peça que precisa, a assistência técnica, tem valor não só para a Inpasa, mas para todos” – ressalva o diretor da Inpasa.

“A Fockink com a unidade aqui em Sorriso ficou uma mão na roda para o produtor rural. A assistência técnica formada pela fábrica da Fockink deixa a gente até mais tranquilo – o técnico tá na porta da fazenda, sempre ajudando. Facilita demais! Toda agricultor que tem a Fockink como parceira isso ajuda, a gente não fica na mão de terceiros” – reitera Vigolo.

“Tudo que é de fábrica direto para o agricultor, o atendimento sempre é melhor, a rapidez em reposição, manutenção, é tudo mais agilizado. A mão de obra também é mais qualificada, que conhece totalmente do produto. Então eu acredito que seja espetacular, que nós teremos um grande retorno com a Fockink em Sorriso” – complementa Possamai. 

Esta relação de confiança só aumenta a responsabilidade da empresa – são mais de sete décadas de uma história escrita com um trabalho sério e comprometido com os resultados de quem acredita na tecnologia Fockink.

 



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.