ESTRAGOS DO TEMPORAL NO RS

A chuva chegou a Porto Alegre ainda na noite de quarta. Em menos de quatro horas, o volume de água foi quase um terço do previsto para o mês, gerando alagamentos em diversos pontos. Foram registrados ventos de mais de 70 km/h na Zona Norte da cidade, conforme os radares da Aeronáutica.

Relatório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) das 7h30 desta quinta-feira apontava a existência de 48 pontos de acúmulo de água na capital gaúcha. Em sete deles houve bloqueio total na pista:

  • Avenida Farrapos com Rua Santo Antonio, no sentido Centro-bairro
  • Rua General Portinho com Avenida Siqueira Campos
  • Avenida Sertório com Rua São Salvador
  • Avenida Sertório com Rua Marquês do Alegrete
  • Rua Morretes com Rua São Nicolau
  • Avenida Sertório com Ibirapuitan
  • Avenida Coronel Aparício Borges com Avenida Professor Oscar Pereira – trânsito somente pelo corredor de ônibus

No interior, em Santiago, Dom Pedrito, Tupanciretã e Cruz Alta, as rajadas de vento passaram dos 100 km/h. No começo da manhã, a instabilidade era forte entre o Centro e o Noroeste do estado.

Na área rural de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, uma casa pegou fogo após ser atingida por um raio, conforme informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.

Em Santa Maria, na Região Central, foi registrado um número ainda não determinado de destelhamento de casas, além da queda de árvores e postes. Entre os bairros mais atingidos estão o Parque do Pinheiro e Nova Santa Marta.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte começou por volta das 2h30, e as linhas telefônicas do órgão chegaram a ficar congestionadas em virtude do volume de chamados.

Devido à falta de luz, a prefeitura de Santa Maria orienta os pais a entrarem em contato com as escolas antes de encaminharem os filhos para as aulas.

Em Panambi, no Noroeste, moradores relataram estragos em casas, falta de energia elétrica e árvores caídas.

Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, o Corpo de Bombeiros informou que houve queda de granizo durante a noite, com estragos.

Durante a madrugada, as rajadas de vento destelharam seis casas e interromperam o fornecimento de energia elétrica em Alegrete, também na Fronteira Oeste, conforme a Defesa Civil. Postes e árvores caíram, e lonas são distribuídas para famílias afetadas pela queda de granizo.

Em São Francisco de Assis, na mesma região, o granizo destelhou casas na localidade rural de Rincão das Luzes, mas as equipes de emergência ainda levantavam o tamanho dos estragos.

Temporal desarmou quatro linhas de transmissão

Devido ao temporal, quatro linhas de transmissão estão inoperantes: em Jaguari, entre Cruz Alta e Tupanciretã, em Tapera, e entre a Usina de Jacuí e Cruz Alta. Segundo as concessionárias RGE e RGE Sul, a situação é crítica e as rajadas de vento forte seguem na região.

Conforme as empresas, não é possível estimar a extensão dos dados. Elas informam que equipes estão mobilizadas desde a madrugada para o serviço.

Na área de concessão da CEEE, há falta de luz em Pelotas, no Sul do estado; e em Bagé, na Fronteira com o Uruguai. Conforme a concessionária de energia, equipes estão nas ruas para normalizar o fornecimento. Porto Alegre também registrou falta de luz, mas o serviço já foi reestabelecido.

Bloqueios em rodovias federais

A chuva também causou interrupções nas rodovias federais gaúchas. No início da manhã desta quinta-feira, o número de bloqueios parciais e totais passava de mais de 10 trechos, mas diminuiu para sete por volta das 8h:

  1. Em Bagé, no km 600,5 da BR-153, interrupção parcial por queda de barreira.
  2. Entre Santiago e Jaguari, a BR-287 registra vários pontos com interrupção total por queda de árvores.
  3. Em Itaara, no km 308 da BR-158, interrupção total por queda de árvore.
  4. Em Ijuí, no km 440 da BR-285, interrupção parcial de pista por queda de árvore.
  5. Em São Pedro do Sul, km 276 da BR-287, interrupção total por queda de árvore.
  6. Em São Vicente do Sul, no km 313 da BR-287, interrupção total por queda de árvore.
  7. Em Palmeira das Missões, no km 20 da BR-468, km 20, ocorreu uma interrupção parcial por queda de árvore causada por temporais.

 

Fonte: G1 RS

Fotos: Divulgação G1



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.