EQUIPE AFINADA

Os principais fornecedores da Farms Agro foram convocados nesta quarta-feira (29/07)  para participar do treinamento técnico destinado aos vendedores externos espalhados pelo Rio Grande do Sul. Com a ampliação da equipe comercial, atualmente são 11 vendedores no campo, o diretor da Farms Agro, técnico agrícola Pablo Souza, apresentou detalhes da empresa de Porto Alegre/RS que atua na comercialização de sementes de pastagem, soja, milho, sorgo, arroz e trigo, também é especializada em nutrição animal, fertilizantes e corretivos, além de máquinas e equipamentos agrícolas. O gerente comercial da Farms Agro, engenheiro agrônomo Mauricio de Azevedo, falou sobre economia e mercado e o administrador de empresas, sócio-diretor da Farms Agro, Sérgio Milagre, destacou procedimentos e rotinas administrativas.

O Supervisor para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina da Balanças Açores, Amauri Werlang, abriu o ciclo de palestras técnicas com o tema “tecnologia em contenção, pesagem e controle de bovinos”. Em destaque a segurança no manuseio dos animais com a utilização de troncos de contenção que também possibilitam acoplar uma balança eletrônica para o controle do rebanho.

Na área de nutrição animal, a introdução da alfafa nas diversas espécies foi o assunto apresentado pelo zootecnista, Elvis Machado. Segundo ele, é possível maior retorno econômico devido a uma série de nutrientes encontrados na “rainha das volumosas”: a alfafa. A Farms Agro revende a alfafa peletizada da ALF Nutrição Animal – produto prensado, mantendo o valor nutricional para evitar as perdas no consumo pelos animais e agregando maior proporção em relação ao já conhecido feno de alfafa: a cada 3 kg de feno em fardo, utiliza-se 1 kg de alfafa peletizada, além dos benefícios nutricionais e as facilidades no armazenamento. Esse alimento diferenciado é indicado especialmente para equinos, ovinos e bovinos de corte e de leite.

- A alfafa peletizada tem concentração de proteína de aproximadamente 24%, alto índice de energia, nutrientes e vitaminas, principalmente do complexo B – enfatiza Machado.

O representante comercial da PGG – que distribui fertilizantes especiais da CJ, empresa coreana do grupo Sansung – Eduardo Arruda, ressaltou as vantagens do fertilizante Fermin SN, obtido num processo de biofermentação da produção em aminoácidos, que atua na nutrição de plantas e no RS é utilizado no cultivo de gramíneas e leguminosas.

Reestruturação de solo com adubação biológica foi o tema da palestra do coordenador de assistência técnica da Microgeo, André Signori.

Entrando no segmento de sementes, o engenheiro agrônomo da Agro Norte de Sinop/MT, Vanor Puchalski, apresentou a empresa de pesquisa e genética própria que atua no melhoramento genético de cultivares de arroz, milheto, capim sudão, capim pé de galinha, sorgo, soja e feijão. A empresa de sementes iniciou no solo gaúcho com o Milheto e na safra 2014/15 vendeu em torno de 800 toneladas de sementes e na próxima temporada projeta crescer mais de 20%. Na safra 2015/16 apresenta dois lançamentos no Estado: ANSF 306 – o capim sudão melhorado vem com excelente produção de massa e maior teor de proteína (cerca de 19% em cinco pastejos). Outra novidade para o próximo plantio é o capim pé de galinha ANPG 209, que possui boa palatabilidade, rapidez de rebrota e número de cortes maior (8 a 10 cortes por safra).

A Farms Agro é representante da Produquímica Pecuária para o Rio Grande do Sul e para apresentar as ferramentas tecnológicas que a empresa dispõe para acelerar o processo de produção do bovino de corte, o zootecnista e mestre em desenvolvimento rural, Leonardo Thomas Flores, destacou como obter melhores ganhos, ganhos mais rápidos, animal mais sadio e nutrido de forma correta

- Resulta numa melhor resposta financeira, porque possibilita o aumento da produção através da suplementação mineral – acrescenta Leonardo.

Voltando a área de sementes, o representante técnico e comercial da Sempre Sementes de Chapecó/SC, técnico agrícola Marcelo Nobre, apresentou os principais materiais da empresa que está há mais de 20 anos no mercado de sementes de milho, soja, sorgo e feijão – maior multiplicadora de feijão do Brasil. Duas variedades ganharam destaque: Sorgo Silageiro Silomax DP – para silagem de gado de leite e corte – é suculento, adocicado, com baixo teor de ácido cianídrico. É um material precoce com ponto de silagem em 100 dias, e enraizamento profundo que proporciona maior resistência a tombamento e a seca. Outra cultivar é a Tambo BMR – sorgo para pastejo que suporta até oito pisoteios, com maior digestibilidade ruminal, boa palatabilidade, é adocicado e tem boa condição de raíz que propicia maior resistência a seca e pisoteio.

Para encerrar a convenção, o engenheiro agrônomo da Wolf Sementes, Landry Loesch, palestrou sobre novas tecnologias em pastagem e destacou os diferenciais das sementes incrustadas, que mesmo revestida, mantem a forma original do material. A principal aposta para o mercado gaúcho é a brachiaria híbrida Mavuno – alta energia que proporciona maior proteína. É uma planta resistente a baixas temperaturas – em caso de geada tem capacidade de rebrotar. Outra vantagem é a alta resistência a seca: chega a suportar mais de quatro meses de pouca chuva. O enraizamento profundo garante essas características de resistência a seca e capacidade de rebrotar após a geada.

- Alguns resultados, quando bem manejados, a proteína pode passar de 20% – conclui Landry.



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.