leite-triplicar-web

EM DEFESA A PECUÁRIA LEITEIRA

Produtores, cooperativas de leite e sindicatos promovem hoje, dia 16, no município do Prata (MG), um manifesto nacional para o fortalecimento dos pecuaristas. A intenção é reivindicar medidas de apoio e defesa da cadeia produtiva do leite por parte do governo federal. Com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras e organizado pelo Núcleo dos Sindicatos Rurais e Fecoagro Leite Minas, o evento espera receber mais de 1000 produtores rurais, autoridades e lideranças do setor. O ministro da Agricultura Blairo Maggi deverá estar presente.

De acordo com Vicente Nogueira, coordenador da câmara de leite da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), – o objetivo é alertar as autoridades do risco de se aprofundar ainda mais a crise no setor leiteiro por falta de mecanismos que garantam renda para o setor. –

Uma das discussões será sobre a importação de leite em pó do Uruguai, que faz com que o produto brasileiro perca a competividade. Nas semana passada, o ministro Maggi anunciou a suspensão de importação de leite em pó do país vizinho.

O leite é a atividade que mais gera empregos no país. Segundo o IBGE, são 1,3 milhão de propriedades que trabalham com a pecuária leiteira; considerando a ocupação média de quatro pessoas por propriedade, são mais de 5 milhões de empregos gerados no campo e nas indústrias de laticínios. Outro dado importante é que o leite está presente em 99% dos municípios. O Brasil é o quarto maior produtor de leite do mundo.

Durante o evento será apresentado o panorama atual do leite no Brasil e as demandas dos produtores, representados por suas entidades, para a melhoria da cadeia como um todo.
Mais tarde eu noticio as novidade para os leitores.

Fonte: Revista Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.