BOVINOS-BOIII

CONTROLE DE CARRAPATO É TEMA DE PALESTRA

A infestação por carrapato causa perdas na produção de carne e leite e o parasita também é o transmissor da tristeza parasitária bovina, doença que causa alta mortalidade no rebanho bovino. No inverno, a infestação por carrapato é baixa, mas a partir de outubro o número de parasitas aumenta. É por isto que a Emater/RS-Ascar oportunizou aos produtores rurais de Taquara uma palestra com a pesquisadora Rovaina Doyle, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), sobre o Programa de Controle do Carrapato Bovino. A atividade aconteceu na última sexta-feira (05/10), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Taquara.

Segundo a veterinária da Emater/RS-Ascar em Taquara, Samanta Prunier, a intenção foi informar os agricultores e oportunizar o esclarecimento de dúvidas para que eles se preparem para prevenir a praga. No RS identifica-se três gerações de carrapato (picos de infestação) e o controle é feito com carrapaticidas para se reduzir esses picos.

A pesquisadora Rovaina alertou, durante o encontro, que os carrapatos apresentam elevada resistência a muitos produtos disponíveis no mercado. O IPVDF realiza testes nos carrapatos (biocarrapaticidograma) e avalia a resistência destes frente aos carrapaticidas. Atualmente o biocarrapaticidograma é realizado gratuitamente pelo IPVDF. Com o biocarrapaticidograma os agricultores poderão planejar o controle, racionalizando o uso de drogas com eficácia comprovada em suas propriedades, explica Samanta.

A médica veterinária da Emater/RS-Ascar, destaca ainda a importância de os produtores conhecerem o ciclo do carrapato para efetuar o tratamento nas épocas mais indicadas e a importância de identificar se as altas infestações ocorrem por resistência ao carrapaticida ou por falha na aplicação dos produtos.

Estiveram presentes no encontro produtores rurais, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar e o assistente técnico regional de Produção Animal da Instituição, Carlos Roberto Vieira da Cunha, o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo, e o secretário do STR, Vitor Mateus de Brito.

Fonte: EMATER



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.