clima-webbb

CONSEQUÊNCIAS DA FRENTE FRIA

A frente fria que chegou esta semana ao sul do Brasil continua avançando no país e provocando chuvas. Nesta quarta-feira (6/7), ela chega aos Estados de Santa Catarina e Paraná, onde o tempo deve permanecer fechado e com chuvas.

Esta semana, a frente fria trouxe chuva ao Rio Grande do Sul, mas o tempo agora deve permanecer estável no Estado, apenas com frio, uma vez que uma massa de ar polar começa a chegar ao sul do país. “O frio mais intenso deve acontecer nas próximas madrugadas, com mínimas de até 5°C em muitos municípios do Rio Grande do Sul”, diz o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.

As chuvas no Paraná e no extremo sul do Mato Grosso do Sul podem causar prejuízos à colheita do milho e às culturas de inverno, como trigo. Mas, segundo Santos, os volumes das precipitações serão baixos e elas terão curta duração, o que deve diminuir o risco de danos às lavouras.

- E, a partir de amanhã, o tempo volta a abrir na região – diz.

No Sudeste, Centro-oeste e em todo o Matopiba, o tempo deve permanecer firme, sem previsões de chuvas e com grande amplitude térmica ao longo do dia. Mesmo com o avanço da nova massa de ar polar, ainda não há riscos para ocorrência de geadas. De acordo com Santos, essas condições meteorológicas permitem que os trabalhos de colheita prossigam nessas regiões sem maiores transtornos.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.