drone_portal

CNA solicita ajustes no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019

Brasília (16/08/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou ajustes no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019 para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O assunto foi tratado na quarta (15) em uma reunião com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo.

As principais demandas apresentadas foram o retorno da assistência técnica como item financiável do crédito com recursos controlados, a extensão do prazo para financiamento da cana-de-açúcar (que atualmente não atende ao período em que o produtor tem receita), a inclusão de armazéns usados na linha do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e a definição de um teto para a taxa de juros pós-fixada.
 
“São demandas trazidas pelos produtores rurais para vermos o que ainda é viável ajustar nas próximas reuniões do Conselho Monetário Nacional, de modo a tornar o Plano ainda mais adequado ao que eles esperam”, disse a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes.

Outro assunto tratado no encontro foram as linhas que permitem a renegociação de dívidas de produtores rurais, anunciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco do Brasil na semana passada. Segundo Fernanda, existem dúvidas em relação a dívidas que se enquadram ou não nessas linhas. O presidente em exercício da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, também participou do encontro.

“Queremos esclarecer melhor essas questões para que o produtor se torne adimplente de novo com as instituições financeiras e isso não prejudique a contratação de crédito para as próximas safras”, afirmou a assessora técnica da CNA.

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo, ressaltou que o Plano Agrícola e Pecuário já está no seu segundo mês de execução, mas ainda é possível ajustar alguns pontos.

“A CNA é uma grande parceira nossa nas propostas de formulação do Plano. É normal que apareçam dúvidas e que precisemos fazer ajustes. Vamos avaliar, juntamente com a área econômica do Governo, e ver no que é possível avançar”, garantiu.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor 
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.