chuvas-web

CHUVAS SE ESPALHAM PELO NORDESTE

A semana termina com previsão de mais chuvas sobre a maior parte da região Norte do país, onde já há expressivos acumulados, e a costa Leste da região Nordeste, onde há a passagem de uma frente fria que intensificou os ventos marítimos. As chuvas seguem no final de semana.

“Enquanto todo leste nordestino continua com previsão para chuva por todo o final de semana, praticamente todo o centro-oeste do Nordeste segue com sol forte e ar seco. Tanto nesta sexta, quanto no final de semana, toda a região leste do Nordeste tem condição para chuva”, destaca a Climatempo.

Na região Norte do país, segundo o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas seguirão volumosas pelos próximos dias. A tendência é que no início da próxima semana elas tenham uma diminuição nos acumulados, mas ainda assim não deixam de acontecer. A maior parte do país seguirá com tempo firme.

A maior parte da região Nordeste segue com tempo firme, o que acaba por favorecer a colheita do algodão no Oeste da Bahia, por exemplo.

“Para esta sexta-feira e para o final de semana, a previsão é de sol forte, ar seco e muito calor em quase todo o Maranhão, no Piauí, no Ceará, incluindo Fortaleza, no interior do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba, de Pernambuco e no oeste da Bahia”, informa a Climatempo.

Levando em conta os ventos e a frente fria que passa pelo litoral nordestino, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial com a previsão de acumulados de chuva para áreas do estado da Bahia. O aviso vai até às 10h deste sábado (17).

“Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”, destacou o instituto meteorológico brasileiro nesta sexta-feira.

O aviso vale para áreas do Sul Baiano, Recôncavo Baiano e Sudoeste Baiano.

O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias aponta que as chuvas mais volumosas seguirão concentradas sobre a região Norte do país no período, mas elas também ocorrerão no litoral nordestino e voltam a partir do início da próxima semana até áreas da região Sul.

O mapa de precipitação acumulada dos últimos cinco dias mostra que altos volumes de chuva foram registrados sobre áreas da região Norte, com acumulados de 5 em pontos do Centro-Norte da região a até 150 milímetros em pontos centrais de Roraima.

Em localidades da faixa Lesta da região Nordeste, as chuvas no período também foram volumosas, assim como no Sul. Em ambas, os volumes acumulados nos últimos cinco dias foram próximos de 50 mm nos pontos de maior chuva.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 16 até 24 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades do país. Na maior parte da região Norte, partes do Nordeste, Sul e Sudeste, os volumes serão fracos a moderados.

De 24 de agosto até 01 de setembro, a tendência segue a mesma do mapa anterior, mas com chuvas mais volumosas sobre a região Norte do país. Em partes do Sul e Sudeste, as chuvas ficam mais abrangentes e moderadas no período. No Sul, incluindo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as precipitações podem ser volumosas.

Fonte: Notícias Agrícolas



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.