china

CARNE DE FRANGO X MEDIDAS ANTIDUPING

A partir do próximo domingo, (18), a China irá aplicar medidas de antidumping sobre a carne de frango produzida no Brasil. Segundo informações do Ministério do Comércio da China, as taxas sobre o produto importado devem ficar entre 17,8% a 32,4%.

Apesar de prejudicial, a medida não deverá atingir a todas as indústrias brasileiras. Segundo o ministério chinês, alguns acordos foram firmados previamente com determinadas indústrias, isentando, dessa forma, algumas companhias da sobretaxa anunciada.

O anúncio de medidas sobre taxação vem após o início das investigações por parte da China sobre práticas de dumping dos exportadores brasileiros. No entanto, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) tem defendido desde o início da investigação, não houve práticas de dumping e não há qualquer nexo causal entre as exportações de produtos avícolas do Brasil e eventuais situações mercadológicas locais.  “As provas já foram apresentadas pelo setor produtivo do Brasil”, destacou, em nota, a entidade.

A ABPA diz, ainda, que governo brasileiro identificou diversas violações no acordo internacional antidumping pela autoridade chinesa na análise de dano e nexo causal ao longo do processo.

“O Conselho Diretivo da ABPA analisará a decisão chinesa e submeterá suas considerações ao Governo Brasileiro para a decisão sobre futuras ações”, finaliza a nota.

Fonte: DATAGRO



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.