Carne Bovina - Frigoríficos

BRASIL ELEVA COTA DE EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA

As exportações aquecidas de carne bovina nos últimos meses têm elevado os níveis do produto produzido no Brasil destinado aos embarques. De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), normalmente o mercado externo adquire cerca de 20% da produção total do país. Mas, no momento, o percentual está sendo ultrapassado, principalmente pelas compras da China e Rússia que voltaram a habilitar novos frigoríficos brasileiros para exportarem.

A entidade explica que além da a abertura de novos mercados, a oferta atualmente restrita do produto estão provocando o aumento nos preços da carne bovina, principalmente a partir de agosto deste ano.

“É uma situação de mercado, que fortalece todo o setor da pecuária e sua cadeia produtiva – do criador às empresas – e que é inevitável diante da procura pelo produto brasileiro, já que há muito tempo não ocorriam elevações nos preços ao consumidor”, explica o presidente executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar.

Segundo ele, novos clientes importantes como Turquia e Indonésia estão surgindo. Com isso, de agosto deste ano em diante este movimento de subida de preços foi se acentuando lentamente até atingir o momento de ser irreversível a partir de outubro.

“Neste espaço de tempo de três meses os preços da carne bovina evoluíram 25% e não há como deixar de repassar estas elevações ao consumidor, pelo menos enquanto a oferta de boi continuar restrita, o que deverá se manter por algum tempo como consequência do aumento das exportações”, afirma.

Fonte: Canal Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.