“A salvação do mundo será a agricultura.”

DUAS DÉCADAS DE CRESCIMENTO

Assim já dizia Victor Dumoncel Filho – pai do produtor e empresário João Osório Dumoncel, presidente da Três Tentos Agroindustrial, que decidido a trabalhar pelo legado que lhe foi confiado, tornou-se um dos pioneiros a semear trigo no solo ácido dos campos de barba-de-bode, considerados improdutivos, dando assim início as atividades agrícolas da família e consolidando a empresa Três Tentos Agroindustrial, criada em 1995.

Tendo sempre como princípio a honestidade e a valorização do homem do campo, a empresa completou 20 anos no dia 04 de fevereiro, marcados pela confiabilidade e o fortalecimento da relação com o produtor rural. Acompanhando a velocidade do Agronegócio, atualmente a cerealista possui 20 unidades distribuídas nos municípios de Santa Bárbara do Sul, Ibirubá, Saldanha Marinho, Panambi, Ijuí, Pejuçara, Coronel Barros, Colorado, Condor, São Luiz Gonzaga, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Fortaleza dos Valos, Jóia e Boa Vista do Cadeado. Atua ainda no Mato Grosso através da 4 Ventos Agroindustrial S/A. Além da compra e comercialização de grãos e revenda de insumos, conta com uma indústria em Ijuí de extração de óleo de soja produzindo farelo, óleo degomado e biodiesel. E foi produzindo sementes, atividade pioneira da empresa, através de uma parceria constante com o produtor rural, que a Três Tentos cresceu e conquistou espaço no agronegócio brasileiro.

Para avaliar as duas décadas de história da Três Tentos, conversamos com os diretores: Luiz Osório, João Osório e João Marcelo Dumoncel (da esq. para dir. na foto da página ao lado). Confira a seguir trechos da entrevista:

Na sua opinião, qual foi o diferencial da Três Tentos Agroindustrial nesta caminhada de duas décadas?

JOÃO OSÓRIO - Nestes 20 anos de caminhada, a Três Tentos sempre trabalhou ao lado do produtor, investindo na produção de alimentos e para isso, dando todo o suporte ao agricultor, do plantio até a colheita, oferecendo em todas as suas unidades: sementes, defensivos e fertilizantes, assistência técnica, recebimento e comercialização de grãos.

Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pela empresa?

LUIZ OSÓRIO - Em sua trajetória, a Três Tentos também enfrentou dificuldades, como os problemas climáticos – fatores que existem e que podem resultar em frustrações nas safras, como foi o caso da forte seca na safra de verão de 2005. Os problemas climáticos vêm sendo superados com o trabalho forte da empresa em conjunto com o produtor rural, e também, minimizados com a evolução do plantio direto, com a melhoria da fertilidade do solo, e com o crescimento dos investimentos em irrigação. Existem problemas, como, as estradas em péssimas condições, portos, ferrovias, deficiência de infraestrutura que ainda precisam melhorar, e isso, são desafios para o agronegócio, que mesmo com suas barreiras tem  mostrado o seu potencial. Para a Três Tentos existem grandes desafios da porteira para fora, principalmente, em relação a políticas sérias, que sejam condizentes com a grande representatividade do agronegócio. Hoje as empresas dão suporte ao agricultor, e o mesmo tem informação, está qualificado e investindo em sua propriedade, mas precisa que seja investido fora dela, para que a produção de alimentos possa chegar cada vez mais longe, e o agronegócio crescer ainda mais.

A Três Tentos realiza eventos segmentados como o dia de campo só para mulheres e o dia de campo infantil. Como surgiu a ideia de promover essas atividades diferenciadas?

JOÃO MARCELO - Pensando pelo lado de informar o produtor rural, de estar sempre ao seu lado, levando cada vez mais informação e qualificação, a Três Tentos investe em eventos específicos, como Dias de Campo, tanto para os produtores, como para as esposas e seus filhos. Entre os eventos diferenciados da empresa estão o dia de campo para as mulheres, que surgiu com a finalidade de profissionalizar cada vez mais a produtora rural, já que hoje muitas também são gestoras das propriedades, estando à frente dos negócios. Além disso, a empresa também realiza um dia de campo infantil, uma atividade que envolve filhos de produtores rurais e estudantes das escolas, com o objetivo de mostrar para as crianças a importância da produção de alimentos e o quanto a agricultura é uma atividade sustentável. A Três Tentos está sempre plantando suas sementes com o objetivo de colher bons frutos, por isso, investimos em projetos como o dia de campo das mulheres e das crianças, pois queremos ver cada vez mais mulheres a frente dos negócios, ajudando os produtores na gestão da propriedade rural, e as crianças são o nosso futuro, precisam saber o quanto é importante a agricultura, e o quanto todos nós estamos diretamente ligados a esta atividade no nosso dia-a-dia.

Qual o caminho que a Três Tentos deseja trilhar nos próximos 20 anos?

JOÃO OSÓRIO - Ao fazer uma retrospectiva dos 20 anos, só temos a agradecer pela parceria e confiança do produtor rural. Trilhar mais 20 anos é um desafio, mas é preciso planejar e manter o trabalho sério, ético e responsável que desenvolvemos até hoje. Vamos continuar firmes e seguros no mercado, dando a garantia que o produtor já conhece e confia. Continuaremos investindo cada vez mais em ferramentas que possam agregar pesquisa e novas tecnologias, visando o aumento da produtividade, para que o produtor possa ter sempre os melhores resultados.

Qual é a sua visão da atual situação do agronegócio gaúcho?

LUIZ OSÓRIO - O agronegócio é uma grande potência que pode crescer cada vez mais. A Três Tentos tem orgulho de estar inserida neste contexto, afinal os diretores da Três Tentos, antes de serem empresários, são produtores rurais, e o agronegócio gaúcho está evoluindo e se desenvolvendo. Vemos um futuro ainda mais promissor, pois hoje temos uma profissionalização cada vez maior do homem do campo, independentemente do tamanho da propriedade, temos investimentos em pesquisa. Por exemplo, os problemas climáticos começam a ser cada vez mais minimizados, devido ao investimento em tecnologia (plantas mais resistentes, irrigação). Mas ainda temos problemas de infraestrutura, de logística, de energia elétrica, e precisamos de políticas sérias para que os agricultores possam produzir com mais segurança e estabilidade.

A matriz em Santa Bárbara do Sul é uma das 20 unidades da Três Tentos



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.